quarta-feira, 29 de março de 2017

Viajar a dois! Cartagena.

Olá corajosos,
Passado tudo o que vivemos, em fevereiro de 2016 decidimos fazer a nossa primeira viagem internacional para celebrar na época 1 ano e 3 meses sem quimioterapia. Nosso destino escolhido após muita pesquisa foi Cartagena das Índias, uma cidade colombiana margeada pelo mar do caribe. Um lugar que nos surpreendeu, pois exala cultura e muita paixão. É uma cidade charmosa que encanta por suas ruas coloniais cheias de mistérios e completamente aromáticas. Em cada esquina vemos o colorido das frutas, das flores, das casas e o canto dos pássaros. Foram sete dias vendo o pôr-do-sol mais lindo!
Fizemos o voo pela copa airlines, com conexão no Panamá tanto na ida quanto na volta. Uma dica que dou para matar o tempo da espera (o nosso foi de 7 horas na volta por exemplo) é conhecer um pouco a cidade, já que eles permitem sair da área de embarque. Não fizemos isso, mas as pessoas que fizeram adoraram. Puderam conhecer o famoso canal do panamá e shoppings com preços mais acessíveis que os das lojas do aeroporto. Prepare o dólar para usar no Panamá e nunca vá lanchar na primeira loja, pois os preços são de lascar. Pesquise! Também prepare o dólar para Cartagena, pois grande parte das lojas de artesanato e das famosas esmeraldas só aceitam esta moeda. Pechinche, embora lá não seja essa a cultura, pois os preços são abusivos e logo querem te empurrar as coisas.
Para visitar tanto o Panamá quanto a Colômbia recomendo terem passaporte em mãos, pois facilita a sua vida e é a primeira coisa que eles pedem. Outro fator que também não é obrigatório, mas recomendável é a vacina contra a febre amarela. Para nós que passamos pelo câncer não é recomendável tomar essa vacina, pois é de vírus vivo. Contudo, há no site da Anvisa informações para a retirada do certificado de quem não pode se submeter a essa vacina. Ou seja, podemos sim conhecer lugares em que a vacinação contra a febre amarela é obrigatória. É questão de conversar com o seu médico e pedir um laudo informando o por quê você não pode tomar a vacina. Mesmo não sendo obrigatório tentei retirar este certificado para testar, mas a Anvisa do Rio de Janeiro e os postos credenciados são completamente desorganizados e não consegui a emissão, mesmo com o laudo em mãos. 
Em Cartagena, escolhemos nos hospedar dentro da Cidade Amuralhada no simples e simpático Badillo Hotel. Queríamos um hotel com um bom custo benefício e que tivesse piscina, pois o calor de Cartagena é forte. E o Badillo nos atendeu muito bem. OBS: O café da manhã em Cartagena não é regado, isso é um padrão de lá.

O centro histórico de Cartagena é cercado por uma antiga muralha que tinha como função proteger a região contra ataques estrangeiros. Ela é formada por quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Matuna e Getsemani, e concentra alguns dos principais pontos turísticos da região - entre eles o Palácio da Inquisição e a Torre do Relógio. Dentro das muralhas está quase toda a parte antiga de Cartagena, com suas ruas românticas e edificações antigas. A muralha é um dos pontos mais importantes de Cartagena e rende uma ótima caminhada no fim de tarde, quando o sol se põe sobre o mar. Não deixe de caminhar por suas pedras, conhecer seus baluartes e tirar muitas fotos! Aqui ficamos perto de tudo e quase não precisamos gastar com transporte. 
No primeiro dia fizemos um tour de táxi com um conhecido e fomos conhecer os locais fora da muralha, tais como: O Castillo de San Felipe de Barajas, um forte muito charmoso e a maior obra militar espanhola no continente americano com construção datada de 1536. A entrada custa 17.000 COP pesos colombianos (R$18,00) e se você estiver com sua carteira de estudante brasileira paga meia; o Convento Santa Cruz de La Popa (entrada 8.000 COP), que é uma cena de filme! Um mirante que nos altos de seus 148 metros mostra uma vista panorâmica da cidade. Além disso, possui um prédio erguido do século XVI e a Igreja da Candelária que recebeu a benção do Papa João Paulo II em 1986; Também fomos ao bairro Boca Grande que contém as praias mais próximas.

Por falar nas praias, apesar de ser banhada pelo caribe as praias principais de Cartagena são de água e areia escuras e me lembraram muito a praia de Iracema em Fortaleza. Todavia, há passeios de lancha para o arquipélago das Islas del Rosário que ficam mais ou menos 1 hora de distância de Cartagena, de lancha rápida, e quase 2 horas de barco. Lá você poderá encontrar águas azuis e clarinhas. Escolhemos passar dois dias no arqupélago, no pacote day use. O primeiro dia foi no Hotel Gente de Mar que fica na ilha Isla Grande (175000 COP + 14500 COP (taxa portuária)) e no segundo dia ficamos no Cocoliso Resort (105000 COP + 14500 COP). Ambos foram passeios que faríamos de novo. Chegar nessas ilhas é tranquilo, nunca tinha visto um pelicano e é lindo observá-los caçando. Mas, a volta é uma aventura, pois a maré sobe e você vai o caminho todo chacoalhando e fica completamente ensopada com as ondas. Não é brincadeira quem tem medo de navegar em mar aberto é melhor não ir!!! 
Isla Grande - Arquipélago do Rosário

Já as praias da cidade apesar de agradáveis são completamente tomadas por vendedores ambulantes, não há aquele costume de estender uma canga na areia e ser feliz como aqui no Rio. Lá do momento em que você sai do táxi, eles vão te bajulando até você ficar na barraca deles. Não fizemos isso, estendemos a canga mesmo a revelia, pois não queríamos sombra, consumimos e tudo ficou certo. Agora você deve ter cuidado é com as moças que fazem massagem pela praia que se chamam popularmente de "las negritas". Elas te abordam sem seu consentimento a fim de fazer massagem...não deixem nem por um decreto que elas toquem em você (a não ser que você queira fazer a massagem)...sim elas irão te tocar mesmo sem seu consentimento...tive que dizer um NÃO bem grande, pois a moça puxou o meu pé. O simples fato delas tocarem em você dá o direito a elas de te cobrarem mesmo sem fazer a massagem e mesmo você não querendo. Após o não elas ainda ficaram encarando e falando para o dono da barraca...ei você não vai fazer nada quanto a isso? A fim de fazer barraco. Ainda bem que o dono era simpático. Eu juro que nem olhei na cara delas e já foi assim. Conversando com um morador local que estava do nosso lado ele disse que achava isso um absurdo, eles tem que aprender que é você quem deve os solicitar não eles a forçarem isso, dizia o senhor. Por toda a cidade é assim, eles te oferecem um sombreiro mesmo você estando com um na cabeça. Só o fato de você querer perguntar o preço eles já estão a embrulhar para a compra. Isso revela o quanto dependem do turismo para sobreviverem. É muito bom poder ajudar, mas as vezes é angustiante por sermos abordados a todo momento. 

Praia de Boca Grande - centro de Cartagena

Existiam outros passeios como por exemplo visitar Playa Branca, o oceanário e mergulhar com os golfinhos, mas são passeios muito rápidos e os operadores quase não te deixam aproveitar com calma. Outro lugar exótico é conhecer o vulcão El Totumo e tomar banho de lama medicinal, mas pelo passeio tomar um dia inteiro para ir e voltar preferimos não ir. Também tem como combinar Cartagena com outros lugares da Colômbia como Medellin (os colombianos amam), Bogotá (cidade mais fria), Santa Marta, Barranquilla (cidade da shakira), Parque Nacional de Tayrona e a Ilha de San Andrés (mar de sete cores) que era o nosso primeiro de destino, mas trocamos.

Foi uma escolha inesquecível. Quando tudo passar faça isso comemore e viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário