segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Todo dia 16 é dia...Por que o cabelo nasce diferente com a quimioterapia?

Olá gente corajosa!

Por que os cabelos nascem diferente após a quimioterapia?
Essa é a pergunta que não quer calar!
Segundo o doutor Artur Malzyner, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, "Isso acontece porque os fios crescem em ciclos diferentes, primeiro mais grossos, depois mais finos, o que deixa o cabelo desigual".
Pense no seu cabelo nascendo novamente da raiz é um processo demorado! A mudança do aspecto dos fios acontece por conta da diminuição da espessura da fibra capilar, já que ela está "renascendo" e começando tudo de novo. Outro aspecto que não nos damos conta quando temos cabelo comprido, é a alta variação da espessura dos fios do couro cabeludo. Quem nunca achou um cabelo frisado no meio do seu cabelo liso ou vice e versa?
Lembrando aqui achava um monte e me sentia assim.


Sim as fibras capilares são variadas em nossa juba e hoje convivo muito bem com elas e massageio muito o couro cabeludo pra dar mais vida.



A quimioterapia faz com que tenhamos uma queda acentuada de cabelo. Nós ficamos praticamente carecas porque as células responsáveis pelo crescimento de pelos têm uma taxa de proliferação muito alta, comparável à velocidade de divisão celular de alguns tumores malignos. Isso faz com que, na tentativa de evitar a proliferação de células cancerígenas, o tratamento destrua também as células do cabelo. E aí ao renascer o cabelo a mudança no fio ocorre porque a região que controla a espessura e a simetria da fibra capilar é justamente a matriz, área celular afetada pela quimioterapia.
Como vocês já perceberam eu me encontro neste lindo e louco processo de mudança da fibra capilar. E esse mês o cabelinho está assim:


Cheio de ondinhas.


e assim eu vou!

Fonte: Folha de S. Paulo

5 comentários: