quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Operação popozuda da remissão - Exercício físico pra vida toda!

Olá corajosos,

Hoje vim partilhar com vocês uma das primeiras recomendações que eu recebi depois do pós-quimio. Exercício físico pra sempre! Ou seja, por toda a minha vida vou suar a camisa!
Em conjunto com uma alimentação balanceada (que foi preparada pela minha amiga nutri Carolina Coimbra) a "maromba" vai ser uma das principais aliadas para me manter "longe" do câncer. É um recurso indispensável para que eu possa viver bem e mais! O câncer traz consigo aquele choque de realidade e de sobrevivência...no dia dia não ligamos para essa necessidade que é de todos. E para quem mesmo tendo passado por isso ainda não acordou, fica a dica de que essa combinação é um dos pilares do pós câncer. O exercício físico é a única ferramenta que te ajudará a eliminar algumas toxinas que ainda estão presentes no organismo. Há de se preocupar  com a qualidade de vida seja em período de recuperação, reabilitação ou até mesmo no período do tratamento e com a população, de uma forma geral, na redução dos riscos da doença. A atividade física de maneira regular, prescrita corretamente está relacionada à redução dos riscos de câncer em até 30%, além de ser um efetivo mecanismo no controle de peso. Nos casos de diagnóstico, estudos apontam o exercício físico como uma forma alternativa na preservação das funções fisiológicas e metabólicas, principalmente na preparação física e psicológica do indivíduo a enfrentar o tratamento e as suas consequências.
Confesso que durante o tratamento fui recomendada a fazer pilates. Eu cheguei a marcar uma aula, mas não tinha força nos braços ou fôlego. Eu respeitei essa vontade do meu corpo em ficar de repouso, mas assim que acabou e fiz exames complementares cardiológicos, fui liberada para voltar a ativa e me matriculei logo em uma academia. 
Meus aliados até então tem sido:

A natação:



Foi um dos exercícios mais recomendados pelos médicos, pois auxilia na recuperação do fôlego que eu perdi com a ABVD e no controle da respiração. Além de ser um aeróbico que ajuda a diminuir a retenção de líquidos.    

A musculação


Está me auxiliando junto com o plano alimentar a buscar converter a gordura ruim em boa, além de ajudar a eliminar as toxinas que ainda estão presentes no organismo.

A corrida


Junto com a natação está complementando o meu processo de controle respiratório. Já estou correndo 2 km sem parar! Coisa que nunca fiz na vida! No início, não aguentava correr um minuto, até que fui forçando e participei de uma maratona. Na maratona consegui correr 1 km sem parar e os outros 4 revesando. As minhas veias respiratórias doeram muito, mas consegui abrir resistência e hoje parece fácil bater essa meta.
O que você pretende com isso? Não é modinha é sobrevivência!

Resultados:

Muita disposição, vida, perdi 2 cm de gordura abdominal em 3 meses e devagarinho chego lá!

Projeto popozuda da remissão! Projeto verão? projeto pra vida toda! Mudança de vida!


fonte:

Um comentário: