quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Décima Segunda Quimioterapia - Fim do Ciclo ABVD

Galera corajosa!! Estamos em festa!!

Ontem foi o fim da quimioterapia! Foram seis meses, ou 12 sessões, ou ainda na literatura médica seis ciclos. Que alívio! Obrigada Deus!! Obrigada Nossa Senhora e todos os Santos! Obrigada a minha família que segurou comigo todo esse rojão, nas químios e nas lutas diárias! Obrigada familiares, parentes e amigos! Obrigada a toda a equipe de onco-ortopedia, hematologia e todos os enfermeiros e profissionais que cuidaram de mim no Hospital Universitário!  Estou de pé por todos vocês! E esta primeira parte da vitória também é de todos vocês...mas ainda não acabou gente! Como havia explicado anteriormente, em janeiro farei os exames: O Pet! É ele quem dirá como correspondi aos ciclos de quimioterapia. Se não der nada! Estou curada e ficarei em acompanhamento. Não é simples e nem direta a confirmação da cura, pois precisamos dar um tempo ao corpo para entende-lo e ver como ele se comporta depois do tratamento. Se o tumor resistir terei que fazer ainda a rádio. Todavia, não sei por que me sinto livre do Hodgkin, tenho muita esperança de que tudo acabou ontem e na consulta do dia 11 de fevereiro de 2015 tudo se confirmará! Se estiver enganada, bola pra frente e continuar o tratamento com a mesma garra de sempre.
 
Ontem a químio não foi fácil! Não existiam veias! Quando acharam uma propícia a medicação me deu urticárias e rapidamente uma vermelhidão de alastrou por todo o braço. Foi muito crítico, cansativo, dolorido e tenso! Ao todo fui furada seis vezes! Nunca passei por isso na químio! Pensei que ia ter um treco logo na última kkk!  
Quando acabou só fiz agradecer e chorar horrores! Vou ganhar de novo a minha identidade, o meu corpinho, meu lindo cabelinho venha como vier! Não foi fácil, mas fiz tudo o que tinha que fazer e o que estava ao meu alcance e limite.
Ao sair para o pátio nunca esquecerei a homenagem que fizeram...cada um saindo por de trás das pilastras do HU com uma flor, bolas brancas e cartazes. Ali foi uma grande mensagem concretizada, mas que ao longo deste processo pude sentir bem forte: Deus se faz presente em cada um de nós! Amar é possível se deixamos de pensar só em nós. É difícil compreender e muito fácil esquecer que amar é possível nos momentos de angústia! E essa marca do câncer que existiu/existe em minha vida vai fazer lembrar só do Amor! Pode parecer estranho para muitos, mas é possível pra quem quer.
Nunca esqueço de uns trechos de uma música do Chico Buarque quando penso no que é o amor.
 
"Pra se viver do amor(...)
Há que penar no amor
Pra se ganhar no amor
Há que apanhar
E sangrar
E suar
Como um trabalhador.
(...) o amor
Jamais foi um sonho (...)
É por isso que se há de entender
Que o amor não é um ócio
E compreender
Que o amor não é um vício
O amor é sacrifício
O amor é sacerdócio
Amar
É iluminar a dor
- como um missionário."

E apesar de todo esse esforço pra mim é aí que a alegria mora, nas dificuldades que ao mesmo tempo convivem com a felicidade.

As recomendações que tive do médico foram: Não fumar (nunca fumei, exceto pela minha vizinha que fuma todos os dias em cima da minha janela... mas quero fumar um dia um charuto cubano); beber moderadamente (sempre bebi mais do que moderadamente, nem consigo beber uma latinha direito, mas adoro...é uma taça de vinho ali e uma cervejinha acolá. Só irei enfiar alguma gota de álcool na minha boca depois de ter a confirmação da cura); ter uma vida saudável e normal (ou seja comer coisas verdes e fazer exercícios); ter acompanhamento cardiológico (as drogas da quimio ABVD podem aumentar os riscos de cardiopatias); Ter acompanhamento ginecológico (mais do que natural como toda a mulher. Todavia, se tiver que fazer a rádio, as chances de câncer de mama aumentam por ser bem pertinho do seio.)
 
A karaoquímio poderia ter diferentes ritmos: "Acabou...acabou ou É o bicho é o bicho vou te devorar" do Ricardo Chaves; We are the champions do Queen, A canção da Vitória do Ayrton Senna, "Let it Go...Let it Go", do Frozen... mas escolhi "Anjos" do Rappa.
 
Se você não aceita o conselho, te respeito
Resolveu seguir, ir atrás, cara e coragem
Só que você sai em desvantagem se você não tem fé.
Te mostro um trecho, uma passagem de um livro antigo
Pra te provar e mostrar que a vida é linda
Dura, sofrida, carente em qualquer continente
Mas boa de se viver em qualquer lugar.
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Nunca tem fim (A fé na vitória tem que ser inabalável)
 
Vida nova corajosos!
Rumo a palavra que mais aguardo no ano da esperança que será 2015
Cura!
Até aqui Deus nos ajudou.
 
 
 
 

5 comentários:

  1. Voce agora me deve uma caixa de lenço hihihi - Mulher Maravilha - She Há - Xena - GUERREIRA , toda mulher é , mas voce estrapolou hihi - agora vou dar um descanso para a galera do ALTO , da LUZ , agora vou agradecer e muito , mas como sempre escorrego , vou pedir pro HOdckings NUNCA MAIS dar as caras por que ele NÃO é bem vindo , Deus é contigo primucha linda , por dentro e por fora , te amoooooo <3 <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa...linnndaaaassd palavras como sempre...
    Me emocionei muiiitooo dessa vez!!! Com certeza vc é a vitoriosa nessa batalha e já esta curada!!!!

    Cecelle corajosa, vc é uma menina mulher muitíssimo corajosa e exemplo para ser seguido!!!


    Parabéns!!!!

    A fé opera milagres!!!

    ResponderExcluir
  3. Já havia ganhado meu coração, mas quando cantou sobre o amor by Chico Buarque, na opera do malandro... Aí ganhaste e amarraste meu coração ao teu, de modo que nunca mais meu coração será o mesmo, se estiver longe de ti!

    Gratidão, saúde e amor!!!

    ResponderExcluir
  4. Estava esperando você escrever minha filha muito amada Marcelle Costal. Durante esse tempo todo de quimioterapia eu e seu papitinho Marcelo Castro estivemos presentes e você sabe o quanto esperamos por esse dia te abraçar bem apertado e glorificar a Deus por mais essa benção. Infelizmente eu e papitinho ficamos doentes devido a uma virose que "tentou" nos derrubar. Como sou mulher de fibra compareci e fiquei bem de longe acompanhando tudo. Assim que você entrou para fazer a ultima químio não aguentei e chorei horrores, não de tristeza, mais de muita gratidão a Deus por tudo...Talvez para algumas pessoas que passavam achava estranho, para outras tentando tirar suas conclusões... Daí veio um moço, que também era paciente, falou com grande carinho "chora não" e sorriu para mim. Daí pensei no seu pai que não pode estar alí, na Milu Celso com suas conversas, carinho e positividade nos sustentava também...Enfim, tantas outras que com seu amor e oração nos ajudaram a manter de pé.Percebi que aquelas palavras era uma expressão do carinho de Deus, uma manifestação do Amor de Deus por nós. Lembrei que em uma sexta feira da paixão do Senhor uma espada transpassou também em meu peito diante da noticia e ao ler os exames. A cada quimioterapia que você fazia era um pedaço de mim que estava alí, se suas veias doíam as minhas também, veias da ALMA de uma MÃE! Minha bonequinha estava alí e como meu coração ficava apertadinho...Mas, como toda mãe algo me impulsionava para frente, de ficar de pé, lutar por sua filha...E quantas vezes fiquei de pé sem ter condições, quantas...Aí chegava a vovó e dizia "DEUS é BOM!"Deus nos sustenta... Nos passos de Nossa Senhora resolvi entregar minhas dores e alegria.Ontem ao ver você sair da sala da quimioterapia bem foi muita emoção.Como queria te abraçar, beijar, cheirar , mais não podia... Pois, ainda estamos de "molho".Durante esse tempo todo me fiz de forte...Que neste Novo Ano que se inicia , Ano da Esperança, possamos viver imensamente as maravilhas do Senhor! Hoje, sou imensamente agradecida ao Bom Jesus por tantas bençãos. Como Maria podemos cantar o Magnificat "O Senhor fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome"! Deus Reina! Deus é Bom!

    ResponderExcluir
  5. Celle,o seu relato foi lindo - como sempre,mas o da sua mãe ....m fez chorar!

    ResponderExcluir