sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ainda sobre ser careca...

Olá povo corajoso! Tenho aprendido muito com vocês!

Há mais ou menos um mês e meio, quando minha calvície não tinha mais como ser escondida vi no Instagram surgir uma campanha sobre lenços. O nome da campanha é #euvoudelenço, uma iniciativa do blog Continuar Sorrindo. Muito propício ela ter surgido no momento em que eu iria raspar as madeixas. As vezes um lenço na cabeça é muito mais um sinônimo de luta, superação e alegria por viver do que a tristeza, dor e sofrimento como culturalmente imaginamos ao ver alguém com câncer. Antes da doença ao olhar para alguém passando por esta situação também lançava um olhar de compadecimento e de pena, pois não sabia como poderia fazer de um grande problema inúmeras pontes e mesmo assim viver alegre e confiante. Todavia, hoje passando pela estrada do câncer realmente não me sinto assim triste, como muitos imaginam, e essas meninas também não. Pelo contrário a alegria e a coragem são nossas armas para vencer os nossos obstáculos diários.  
 Muitas mulheres e homens acabam se entregando a um estado de tristeza, por talvez não conseguirem enxergar uma nova possibilidade para enfrentar a doença, por mais difícil que ela seja. Enfim há um inúmero conjunto de fatores, não cabe a mim julgar nenhum deles e compreendo e entendo que cada caso é um caso. Entretanto no meu caso procuro encher o Hodgkin de porradas e também meus medos. Penso que culturalmente quase que somos ensinados a encarar o medo da pior forma possível e acho que isso explica essa "generalização do sofrimento" que lançamos ao câncer.
Temos medo de mudar, pois tudo em nossa mente parece estar resolvido. 
Nós temos a ilusão de que a felicidade é estarmos o tempo todo contentes, tranquilos com a nossa vida e centrados em nós mesmos. É estar sempre tranquilos com o que temos, pois não queremos problemas. Parece que temos tudo claro para o caminho da nossa felicidade e mesmo assim continuamos com a porta fechada. Quando estamos bem fisicamente e espiritualmente temos a tendência de ignoramos que os problemas existem para todos. Pemsamos que a doença só vem para os fracos ou para quem foi ruim com a vida ou desperdiçou algo. Até que do nada eles surgem nas nossas vidas lindas e organizadas, nos perguntamos...por que comigo? Nós somos seguros das coisas que podemos controlar e não sabemos administrar as surpresas da vida. 
Eu tão medrosa, simplesmente aceitei e entreguei tudo nas mãos do pai e parti para águas mais profundas. Percebi que esse caminho de surpresas me salvou, e são essas visitas do dia a dia que nos definem como pessoa. Por isso abra sempre suas portas para elas e se transformem e ajudem a transformar tantas outras pessoas que precisam de você para saber que uma luz no fim do túnel existe. Não digo que as dificuldades não sejam terríveis, eu mesma acho que o que passo não é nada visto a tantas outras realidades por aí. Mas, venho aprendendo a fazer dessas terríveis caminhos e horizontes! Eu tenho o câncer, mas ele não me têm...eu tenho medo, mas ele não me têm...e por aí vai por mais limites interiores que eu possa ter.

Participando desta campanha arrastei comigo muitas pessoas que passaram a ver o lenço de forma positiva, que mesmo com ou sem doença colocaram e publicaram em suas redes sociais, saíram com eles pelas ruas e me motivaram, se uniram a minha alegria e a alegria das meninas do "Continuar sorrindo" e lançaram moda....a moda do sorriso! A confiança de que podemos pular e dançar em cima das nossas dores. Meu sonho? Conseguir colocar todas as fotos em um mural virtual, mas não tenho ideia de como fazer isso. Alguém me dê uma dica! Quero agradecer a todos, por acreditarem que sorrir diante dos problemas é possível sim! Por me ajudarem a espalhar que a cura depende de inúmeros fatores, mas que o principal deles é a nossa fé na vida! Até onde consegui contar recebi pra mais de trezentas pessoas com lenço. Foi muito lindo!
Pela primeira vez quero postar aqui a minha transformação da Xuxa no blog. Esta é a primeira curiosidade de quem inicia um tratamento de câncer. Muitos não me conheceram antes de tudo isso. Digo uma coisa: tudo foi muito natural! Sou feliz com todas essas mudanças! Emagreci, engordei, inchei e daí? Logicamente quero de volta minha vida de tchuchuca sabe, mas com uma grande pitada de quem sou hoje! Essa é a minha imagem em um ano, desde o começo das dores até a minha carequice. De noiva tchuchuca para carequinha fofuxa. 









Rumo a cura!

7 comentários:

  1. Lindo relato!! Merece virar livro! FORÇA SEMPRE!!BJS

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo, lindo!!!

    Só o amor cura!
    Felicidade não é sentimento! É um estado de vida!

    Te amo muito garotinha!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Meu nome é Neilton. Também sofri com Linfoma de Hodgkin em 2013 e me solidarizei com a sua luta. Fiz 12 sessões de químio (ABVD) no INCA-I e estou curado desde Fevereiro deste ano.

    Tenho acompanhado trimestralmente e tem parecido que o tratamento foi efetivo, pois o VHS nunca mais subiu. Em breve farei um exame de imagem PET-TC.

    Minha mensagem para você, Marcelle é a seguinte:

    Fique tranquila... Sua vida voltou ao normal. Tenha Fé e seja feliz... Não fique pensando no linfoma, pois ela já foi embora. Agora é só comemorar... Parabéns pela sua vitória e sua iniciativa de fazer um BLOG sobre um problema que a maioria das pessoas prefere nem comentar.

    Abraços!

    Neilton.

    ResponderExcluir
  4. Neilton obrigada por vir aqui me dizer isto! Estou imensamente feliz por saber que você está curado! A sua luta é a minha luta! Falta só mais 1 das 12 sessões de quimioterapia igual a sua! Sabes bem como é! Amém!!

    ResponderExcluir
  5. Celle, acompanhei seu blog desde o início. Adoro seus textos. Muito feliz em ver você, terminando tudo isso com louvor. A gente sofre com o cabelo, com inchaço, com as manchas na pele...mas depois aprende... Que a gente é muito maior do que tudo isso. Que a nossa beleza é muito maior do que todos esses detalhes. Estarei torcendo por VC sempre!!bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea muito obrigada por estar sempre aqui pertinho, mesmo com quilômetros de distância! Como você está? Estou quase acabando! Vamos levando com muita fé. E realmente é isto que importa!! Mil beijos!!

      Excluir