sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Décima Quimio - "Apesar de você Hodgkin"

Boa tarde corajosos!


Só consegui fazer a quimio ontem (quinta-feira), devido a super lotação na quarta feira do setor de quimioterapia. Meus exames de sangue estão ótimos, minha doutora disse que estavam melhores que o dela. Vai chegando a fase final e como previsto desde o início do tratamento estou com uma leve anemia. É esperado, pois o próprio protocolo que faço exige muito do corpo e provoca ela, mesmo com a melhor alimentação do mundo. Dou graças a Deus por ter me poupado, pois muitos já começam com ela logo na primeira químio. Não preciso de remédio para fazê-la equilibrada, pois o número total de Leucócitos 390 mil e plaquetas 325 mil ultrapassam e muito para que seja realmente necessário tomar remédios e eles tem sempre se mantido nessa faixa. Meu corpo está trabalhando muito bem e deve continuar trabalhando naturalmente neste ritmo. É praticamente a primeira vez que tenho anemia na vida. 
E a alimentação? Sempre fui horrível para comer, mas desde que tive câncer tenho me superado nesta área e me surpreendido comigo mesma e só quem está vivendo profundamente a minha rotina é capaz de avaliar as minhas mudanças. Sempre falo que independente de qualquer resultado já me sinto vitoriosa, pois a cada dia e a cada resistência natural que temos, muitos limites são rompidos. Outros ainda permanecem infelizmente e faz parte da nossa humanidade e nosso jeitinho de ser, mas sempre quero tentar melhorá-los. Quem disse que ia comer couve, beterraba e tantos ouros legumes nesta trajetória? Parece que muitos duvidam até hoje, mas já coloquei muita comida na boca com vontade de cuspir tudo que nem a menina do exorcista. Eu Acho a minha mãe, pai, marido e irmã muito guerreiros pra aturar as neuras alimentares que infelizmente todos nós que passamos por isso sentimos. Como é difícil comer nessas horas, tudo enjoa, mas nem nos meus dias mais saudáveis comi tão bem quanto agora! Sei que ainda tenho muito a trabalhar na minha vida para alcançar a alimentação ideal, mas já venci muita resistência. Sei que deveria me esforçar mais, claro! Mas aprendi a me cobrar menos e também a respeitar aquilo que ainda não consigo realizar...cada dia é cada dia e um dia a gente consegue.
Ultimamente pra mim além de não conseguir comer alguns tipos alimentares, está sendo difícil ter força de vontade para apertar a minha bolinha... É chato e me lembra coisas que eu só quero lembrar que tenho que fazer daqui a 15 dias a quimioterapia. Viver essa rotina não é fácil! Ainda mais para uma pôia que nem eu que não se sente com câncer! Parece idiota não apertar uma bolinha, mas só quem sente na pele é capaz de compreender as fraquezas que temos, somos fortes até onde podemos ser. O que nos falta Deus capacita e assim tem sido e nunca duvidem disso meus corajosos do Brasil.
Está sendo difícil tirar sangue, na verdade já foi difícil desde o início, pois minhas veias são muito finas e para piorar faço minha químio toda por elas...era para eu fazer tudo com cateter como quase todo mundo na minha situação faz, mas infelizmente o hospital em que me encontro não possui esses recursos. E quando eu pude ter esse recurso no plano (se é que tenho mesmo) já estava na sétima sessão e não tem por que eu colocar  nessa altura do campeonato.
Ontem me senti muito injustiçada fazendo quimio... queriam colocar um jelco 22 para o volume do protocolo ABVD passar mais rápido, mas só conseguiram colocar o jelco 20. Levei bronca, pois disse que estava relaxando na bolinha. Aí pronto, um momento que já vivo tensa de umas 3 quimios pra cá ficou mais tenso ainda, pois a bronca se sucedia a qualquer olhar ou movimento que fizesse rsrs. Sei que querem o meu bem, mas não sabem das coisas que luto pra fazer diariamente. Me deram a entender que pelo simples fato de não querer fazer a bolinha eu era super relaxada...e não sou isso eu não sou!  Muitos fazem coisas escondidos de seus médicos e não julgo ninguém...há sempre um paradoxo nessa vida, por exemplo: se saudavelmente tantos aí se recusam a comer peixe super necessário para a alimentação de qualquer pessoa, quem sou eu para exigir de alguém com câncer a comer? Cada um com seu cada um. O que me deixou mais triste foi por que comecei minha quimio junto com uma paciente que fazia o mesmo protocolo que o meu e ela terminou primeiro, pois o tal jelco era maior e aí ficaram em alto e bom tom me comparando com ela...poxa gente era a segunda vez que a moça fazia quimio eu já estou no final! Como comparar! Não devemos nunca nos comparar com ninguém corajosas e corajosos do câncer, só você e quem amorosamente tem fôlego para acompanhá-los todos os dias é que sabem dos seus limites. Coloquem isso na cabeça e sejam felizes!
Fiquei tão tensa na hora que nem mostrei minha cantoria da karaoquímio em represália kkk...sei que não fizeram por mal, mas as vezes estamos tão sensíveis que qualquer coisa martela na nossa cabeça e assim é a vida e temos que saber esquecer. Mas uma coisa é fato: Ninguém é melhor que ninguém!
Todavia, um dia antes já tinha elegido a música: Apesar de você do meu Chiquinho Buarque! 
Apesar de você Hodgkin tenho enfrentado muitos estados! Apesar de você não há nada que seja proibido quando o galo insistir em cantar!


"Apesar de você

Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa"


Apesar de tudo amanhã sempre é um novo dia etc. e tal!
Beijos e rumo a penúltima quimio!!
I want to break free!

Um comentário:

  1. Ta acabando Celle!!!! Falta muuuito pouquinho agora! Me deixa mt triste esse tipo de comentário... Sei que não fazem por mal, mas é justamente o que vc escreveu: não pode haver comparação! Comentários infelizes acabam desanimando pacientes! E isso não poe acontecer! Enfim... Força pq ta acabando!! E se a bolinha é chata faz a compressa morna!!!! Vai te ajudar também!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir