sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Sobre o olhar...

 
Olá 2015! Olá galera corajosa!
 
Talvez não seja um assunto muito recorrente nos blogs que falam sobre câncer, mas com toda a certeza é sentido por todos nós, em específico por aqueles que estão atravessando a mesma ventania que a minha. Eu falo do olhar!
 
Sim, falo do olhar...daquele olhar que lançamos no dia a dia para quem quiser ver. Esse olhar que muitas vezes pode ser doce, mas também fatal! Um olhar que pode acalentar, e sério, muitas vezes me acalentou, mas que também pode ser tão cruel e quem o lança muitas vezes nem percebe que pode machucar o outro.
Um olhar é carregado de subjetividades, de pensamentos que voam e descobrem o mundo. Um modo de ver que também exige respostas a todo momento. Eu parei para pensar mais a fundo sobre o olhar depois de vivenciar certos olhares que não eram tão comuns de serem lançados a mim. E parei para analisar também que tipo de olhar venho lançando ao mundo.
 
Durante o meu tratamento, como é sabido perdi meus cabelos e minha aparência mudou completamente, não só pela perda dos cabelos, mas pela quimioterapia em si que nos deixa inchados, com a pele manchada e com os olhos fundos. Eu passei então a sair de lenços pela rua...mas nunca me conformei em adotar aquele tipo de lenço que faz todos notarem a doença de cara, não por que eu quisesse esconde-la. Tentei colocar turbantes e bandanas, a saber mais compatíveis com meu jeito de ser e com minhas roupas. Ao andar pelas ruas, muitos olhares eram doces...havia compaixão em alguns olhares...outros achavam que eu era uma cigana, ou baiana...e olhavam meio torto... sei lá hehe. E outros me olhavam com um certo nojo, por notarem que eu estava doente. Não falo nenhuma irrealidade, aposto que todos vocês talvez já sentiram isso ao longo do tratamento.
 
O tempo foi passando e quando eu me olhava no espelho preferia mais eu ali nua e crua com minha careca do que com os lenços. Eu achava que nenhum deles mais combinava com minhas roupas, já que sou muito de enjoar e quero sempre mudar. Então passei a andar nas ruas careca mesmo...pô faz maior calorão aqui no Rio! Daí os olhares ficaram cada vez mais frios. Para algumas pessoas parecia que eu não pertencia a esse mundo ou que eu estivesse errada por andar assim...embora eu me sentisse radiante. Então senti na pele como é difícil destoar da sociedade em que você vive.
Eu achava bonitinho quando as crianças que me viam pela rua tratavam aquilo que era desconhecido como natural, e ria com outras que ficavam achando super surreal uma moça careca...muitas vezes abaixei para que pudessem tocar, daí passei a ter que abaixar sempre, pois elas gostavam.
Todavia, passei por diversos "mal olhares" e "más atitudes", adultos não são como crianças. Sabe o que é você passar pela rua e quase todos virarem a cabeça que nem a menina do exorcista pra tentar descobrir por que você está saindo careca ou com pouco cabelo sem mais nem menos? Acabei de voltar do almoço e passei por vários olhares assim. Claro que essas atitudes me incomodam, mas também me peguei muitas vezes em pensamento retribuindo aquele mal olhar.. tipo: O que essa pessoa tão feia tá reclamando de mim e me olhando desse jeito...deveria se olhar no espelho! Ou: Nossa como essa pessoa está mal vestida e por que está olhando tão feio pra mim? Graças a Deus essa minha forma de protesto ou defesa só ficava em meus pensamentos mesmo...ou no máximo comentava para meu esposo. As vezes quando "dá no saco" meu olhar perpetua também esses olhares maldosos. Eu ficava/fico mais chateada ainda quando saio com alguma amiga, ou minha irmã ou mãe e ficam insinuando que sou homossexual...não tenho nada contra os homossexuais...mas cara minha identidade não é essa! Onde foi que minha identidade se escondeu...que motivos estou dando para essa pessoa que me olha insinuar que estou fazendo maldade e mesmo que eu fosse homossexual?  É triste ver como você é destratada pela sua aparência.
Já ouvi muito ao passar por aí...uma garota tão linda, como pode fazer isso com o cabelo! Ou baixinho, mas para que eu pudesse ouvir...nossa que escrota! Ou comentando com alguém, não olha agora não...mas aquela garota...ou quando me aproximo: Nossa já vi tudo! Muitas vezes fazem na sua cara mesmo, apontam e começam a rir e olhando nos seus olhos... Poxa sem nem saber o motivo!
 
Em algumas ocasiões tenho vontade de gritar... Não sou louca...ou muito menos fã da Miley Cyrus...Eu tive câncer porra e vou muito bem obrigada! Tenho vontade de desconcertar esses olhares. Nunca fiz! OBS: sempre uso porra como exclamação em meus pensamentos! E olha só eu falando no passado...ainda não fiz os exames talvez ainda tenha o tal câncer! É bom falar no passado!
 
Apesar de tudo, não estou mudando meu jeito de ser por causa das pessoas e há tantas outras que estão preferindo muito mais esse meu "novo" visual forçado pelas circunstâncias...eu mesma estou adorando brincar com esse novo jeito de ser. Um dia estou mais hip hop, em outros qualquer acessório me faz parecer roqueira, se eu ponho branco mando logo um saravá pra quem passa por mim olhando torto kkk (mentira)...em outros dias me sinto a Elis Regina...em mais alguns dias a Audrey Hepburn, ou a Mia Farrow em bebê de Rosemery ...e todos esses jeitos revelam meu eu. E gosto muito dele seja como for!
Não temos como mudar certos olhares, mas temos como nos controlar e transmitir para eles algo muito melhor...muito mais doce...talvez é desse modo que possamos desconcerta-los e acerta-los!
Estou aprendendo!
 




 
 

4 comentários:

  1. Você tá lindona, Celle! Quanto aos outros: os outros são os outros! Só se permita os bons olhares, aqueles que lhe façam bem ou lhe ensinem algo! Disso são feitas as meninas! Beijão e na torcida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amigo corajoso! Você é muito bom nas palavras! Te admiro demais! Um abração e faço votos que seu 2015 seja muito e pra lá de feliz!

      Excluir
  2. Barriga pra dentro, peito pra fora! Passe altiva e indiferente! Não deixe d fazer o q gosta, estar nos lugares q t fazem bem por causa d outras pessoas. S quiser sair d biquíni e careca pela rua, faça! Todo mundo julga ( e fala mal por aí) muito fácil... Imagine qts coisas vc não teria feito s dependesse da opinião alhei!!! Seja feliz. É o q importa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Lu! Estou fazendo isso mesmo ...ser feliz é o que importa! beijinhos!

      Excluir